Vista exterior da Creche

Creche

Na Creche da Liga dos Combatentes, na cidade do Porto, privilegia-se o crescimento harmonioso da criança, entendida como ser único e ativo no processo pedagógico, bem como a colaboração com a família. A equipa pedagógica planifica atividades que estimulam o desenvolvimento de competências linguísticas, motoras e expressivas, com priorização do desenvolvimento da autonomia e da funcionalidade da criança, a par de uma educação com afectos e valores, bem como em contacto direto com a natureza da Quinta Amarela.

A resposta social Creche tem acordo de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade Social do Porto e as inscrições encontram-se abertas a toda a comunidade. Assegura uma capacidade máxima de 30 crianças dos 0 aos 3 anos, distribuídas por 3 salas:

  • Berçário: 8 bebés
  • Sala de 1 Ano: 10 crianças
  • Sala de 2 Anos: 12 crianças
Chapéu de criança da Creche

Atividades letivas

As atividades letivas são dinamizadas com base no Manual Processos Chave Creche criado pela União Europeia, Governo da República Portuguesa e INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P. 2ª edição (revista) e segundo as áreas de conteúdo definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016) e contemplam:

  • Hora do Conto;
  • Época balnear;
  • Atividades de Culinária;
  • Exploração de jogos do domínio da matemática;
  • Exploração de diferentes técnicas de artes visuais;
  • Atividades científicas experimentais em contexto de creche;
  • Exploração de instrumentos musicais convencionais e não convencionais;
  • Promoção de aprendizagens no domínio da expressão dramática (teatro, exploração de fantoches…);
  • Aulas de jogos de movimento (periodicidade semanal);
  • Saídas ao exterior para conhecer outros serviços próximos (CTT…);
  • Desenvolvimento de atividades ao ar livre no interior da Quinta Amarela (Horta Pedagógica, exploração de piscinas, exploração da terra com utensílios do quotidiano…);
  • Desenvolvimento de atividades em articulação com o Jardim de infância e a Residência Sénior proporcionando o contato entre gerações.

Principais serviços prestados

Na Creche são prestados os seguintes serviços:

  • Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
  • Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica;
  • Cuidados de higiene pessoal e de saúde (os artigos de higiene pessoal deverão ser assegurados pelos Encarregados de Educação);
  • Intervenção precoce – despiste e intervenção com recurso aos suportes adicionais necessários; colaboração com uma equipa multidisciplinar do Centro de Saúde Local (Equipa Local de Intervenção) ou de outras Clínicas de Saúde/Apoio ao Desenvolvimento;
  • Atividades pedagógicas e lúdicas que proporcionam o desenvolvimento de competências linguísticas, motoras e expressivas de cada criança, em função dos seus interesses, necessidades específicas e ritmo individualizado;
  • Capacitar a criança no desenvolvimento da autonomia e funcionalidade;
  • Colaboração/comunicação ativa e permanente com a família sobre o funcionamento da creche e desenvolvimento da criança;
  • Apoio à família e sensibilização para a responsabilidade parental (dinamização de Ações de Formação periódicas);
  • Contacto directo com a natureza (Parque de Brincadeira inserido na Quinta Amarela; Horta Pedagógica; piscinas na altura do verão).

 

Complementarmente, poderão ainda ser prestadas as seguintes atividades inseridas no plano de atividades da Instituição e da Creche, que serão, consequentemente, consideradas como extra e, como tal, suportadas à parte da mensalidade, designadamente:

  • Aulas de natação (com acompanhamento dos pais) em parceria com o ginásio SOLINCA;
  • Aulas de música em parceria com a academia BE SMART;
  • Passeios pedagógicos e/ou lúdicos;
  • Teatro e espetáculos infantis;
  • Hora do conto;
  • Praia.

Parcerias formais

Considerando a importância do desenvolvimento de um trabalho em colaboração, estabeleceram-se protocolos com os seguintes projetos/parceiros:

Parcerias informais

Tendo como princípio a importância de conhecer a comunidade em redor, de expandir o trabalho pedagógico desenvolvido além do espaço físico do nosso estabelecimento de educação, de capacitar equipa, famílias e crianças, e ainda de incrementar uma responsabilidade social, desenvolvemos projetos periódicos com os seguintes parceiros:

creche, berçário, infantário, educação, porto

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