Vista exterior da Residência Sénior

Sobre o Complexo Social Nª Srª da Paz

O Complexo Social Nossa Senhora da Paz, localizado na Quinta Amarela, na freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto, desfruta de um espaço natural, com uma área de 11.580 m2, constituído por várias espécies de elementos arbóreos e vegetação controlada que lhe conferem uma situação privilegiada no meio urbano em que se insere. É constituído por três respostas sociais: Creche, Jardim de Infância e Residência Sénior.

A Creche, a funcionar desde dezembro de 2010, resultou da adaptação da antiga Escola Primária, aí existente, que por ausência de educandas, foi desativada em 1996. Tem uma capacidade para 30 crianças, assim distribuídas: 8 crianças em berçário, 10 crianças na sala de 1 ano e 12 crianças na sala dos 2 anos.

O Jardim de Infância entrou em funcionamento em 2016, localiza-se no piso 0 de um edifício existente, de dois pisos, cujo espaço se encontrava desaproveitado, tendo para o efeito sido convenientemente adaptado. Tem uma capacidade para 25 crianças.

A Residência Sénior resultou da adaptação do antigo edifício do Lar dos Filhos dos Combatentes, herdeiro da antiga Casa dos Filhos dos Soldados, que pelas mesmas razões que estiveram na base da criação da creche, foi transformado em estrutura residencial para pessoas idosas. Esta Residência, destinada ao público em geral, tem capacidade para 30 pessoas que, nos termos do seu regulamento, terão de ser ou tornar-se associadas da Liga dos Combatentes.

A Liga dos Combatentes cumpre, assim, um dos seus objetivos estatutários, proporcionando, concomitantemente, uma vivência intergeracional adequada aos tempos da modernidade, valorizando, ao mesmo tempo, o património material que recebeu dessa insigne instituição que foi a Junta Patriótica do Norte, de tão nobres e reconhecidas iniciativas assistenciais.

creche, berçário, infantário, jardim de infância, educação, pré-escolar, residência sénior, lar, erpi, quinta amarela, porto

Scrool to top