Jardim de Infância
O trabalho pedagógico desenvolvido no Jardim de Infância da Liga dos Combatentes, na cidade do Porto, tem como base o reconhecimento do brincar como motor do desenvolvimento da criança, bem como o princípio das Práticas Pedagógicas Centradas na Criança, que assenta na importância de promover uma participação ativa da criança no ambiente de aprendizagem e na construção do conhecimento – já aclamada em documentos como a Convenção dos Direitos da Criança (United Nations, 2009) e reforçada nas Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar com o reconhecimento de que a criança é “(…) sujeito e agente do processo educativo (…) ” (p. 9, Ministério da Educação, 2016).
A planificação das atividades é construída com as crianças, partindo dos seus interesses, preferências, questões e incentivando o desenvolvimento das competências de autodeterminação, sem nunca abandonar a existência de intencionalidade educativa. Esta, por sua vez, implica “(…) construir e gerir o currículo, que deverá ser adaptado ao contexto social, às características das crianças e das famílias, e à evolução das aprendizagens de cada criança e do grupo” (p. 13, Ministério da Educação, 2016) tendo por referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Assim, a equipa pedagógica constrói o currículo com base na observação e em registos diários, com posterior reflexão e avaliação (participada pelas crianças), conduzindo a novo planeamento (Ministério da Educação, 2016).
A resposta social de educação pré-escolar tem funcionamento privado e as inscrições encontram-se abertas a toda a comunidade. Assegura uma capacidade máxima de 25 crianças dos 3 aos 6 anos.
Hino dos Heróis da Fruta 2017/2018
Hino dos Heróis da Fruta 2018/2019
Sala dos 3, 4 e 5 anos – Jardim de Infância da Liga dos Combatentes
Principais serviços prestados
No estabelecimento de educação pré-escolar são prestados os seguintes serviços:
- Nutrição e alimentação adequada;
- Cuidados de higiene pessoal e de saúde;
- Intervenção precoce – despiste e intervenção com recurso aos suportes adicionais necessários; colaboração com uma equipa multidisciplinar do Centro de Saúde Local (Equipa Local de Intervenção) ou de outras Clínicas de Saúde/Apoio ao Desenvolvimento;
- Colaboração/comunicação ativa e permanente com a família;
- Apoio à família e sensibilização para a responsabilidade parental (Acções de Formação Periódicas);
- Contacto directo com a natureza (Parque de Brincadeira inserido na Quinta Amarela; Horta Pedagógica).
Atividades letivas
As atividades letivas são dinamizadas com vista ao desenvolvimento das áreas de conteúdo definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016):
- › Área de formação pessoal e social
- › Área de expressão e comunicação:
- › Domínio da educação física
- › Domínio da educação artística
- › Subdomínio das artes visuais
- › Subdomínio do jogo simbólico/teatro
- › Subdomínio da música e dança
- › Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita
- › Domínio da matemática
- › Área de conhecimento do mundo
As atividades letivas contemplam:
- Desenvolvimento de atividades em articulação com a Creche e a Residência Sénior proporcionando o contacto entre gerações;
- Desenvolvimento de atividades ao ar livre (observação da Quinta Amarela, participação na Horta Pedagógica,…);
- Hora do Conto;
- Exploração de jogos do domínio da matemática;
- Exploração de diferentes técnicas de artes visuais e construções tridimensionais;
- Ciência Divertida – realização de experiências;
- Culinária Divertida;
- Exploração de instrumentos musicais convencionais e não convencionais;
- Realização de teatros humanos, de sombras e de fantoches;
- Aulas de educação física (periodicidade semanal);
- Visitas periódicas à Casa da Música para assistir a espectáculos e participar em workshops;
- Visitas periódicas à Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio para participar em oficinas;
- Saídas para conhecer/visitar outros serviços próximos (CTT, Mercearias,…);
- Outras visitas oportunas a programar (Sea Life Porto, Parque Biológico, Jardim Zoológico, Jardim Botânico,…);
- Época balnear.
Atividades extra curriculares (facultativas)
Aulas de natação (com acompanhamento dos pais) em parceria com o ginásio SOLINCA.
Aulas de música em parceria com a Academia BE SMART.
Aulas de dança Criativa.
Protocolos
Considerando a importância do desenvolvimento de um trabalho em colaboração, estabeleceram-se protocolos com os seguintes projetos/parceiros:
- Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto
- Solinca, Constituição – Porto
- Q.I.Eduka, Porto
Parcerias informais
Tendo como princípio a importância de conhecer a comunidade em redor, de expandir o trabalho pedagógico desenvolvido além do espaço físico do nosso estabelecimento de educação, de capacitar equipa, famílias e crianças, e ainda de incrementar uma responsabilidade social, desenvolvemos projetos períodicos com os seguintes parceiros:
- Unidade de Cuidados na Comunidade da Boavista (Apoio da Equipa de Saúde Escolar)
- Delegação do Porto da Cruz Vermelha Portuguesa
- Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio – Serviço Educativo Porto Lazer
- Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil: Projecto Heróis da Fruta – lanche escolar saudável