Vestiário do Jardim de Infância

Jardim de Infância

O trabalho pedagógico desenvolvido no Jardim de Infância da Liga dos Combatentes, na cidade do Porto, tem como base o reconhecimento do brincar como motor do desenvolvimento da criança, bem como o princípio das Práticas Pedagógicas Centradas na Criança, que assenta na importância de promover uma participação ativa da criança no ambiente de aprendizagem e na construção do conhecimento – já aclamada em documentos como a Convenção dos Direitos da Criança (United Nations, 2009) e reforçada nas Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar com o reconhecimento de que a criança é “(…) sujeito e agente do processo educativo (…) ” (p. 9, Ministério da Educação, 2016).

A planificação das atividades é construída com as crianças, partindo dos seus interesses, preferências, questões e incentivando o desenvolvimento das competências de autodeterminação, sem nunca abandonar a existência de intencionalidade educativa. Esta, por sua vez, implica “(…) construir e gerir o currículo, que deverá ser adaptado ao contexto social, às características das crianças e das famílias, e à evolução das aprendizagens de cada criança e do grupo” (p. 13, Ministério da Educação, 2016) tendo por referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Assim, a equipa pedagógica constrói o currículo com base na observação e em registos diários, com posterior reflexão e avaliação (participada pelas crianças), conduzindo a novo planeamento (Ministério da Educação, 2016).

A resposta social de educação pré-escolar tem funcionamento privado e as inscrições encontram-se abertas a toda a comunidade. Assegura uma capacidade máxima de 25 crianças dos 3 aos 6 anos.

Hino da Fruta 2016/2017
Reproduzir vídeo

Hino dos Heróis da Fruta 2017/2018

Hino dos Heróis da Fruta 2018/2019

Sala dos 3, 4 e 5 anos – Jardim de Infância da Liga dos Combatentes

Principais serviços prestados

No estabelecimento de educação pré-escolar são prestados os seguintes serviços:
 
  • Nutrição e alimentação adequada;
  • Cuidados de higiene pessoal e de saúde;
  • Intervenção precoce – despiste e intervenção com recurso aos suportes adicionais necessários; colaboração com uma equipa multidisciplinar do Centro de Saúde Local (Equipa Local de Intervenção) ou de outras Clínicas de Saúde/Apoio ao Desenvolvimento;
  • Colaboração/comunicação ativa e permanente com a família;
  • Apoio à família e sensibilização para a responsabilidade parental (Acções de Formação Periódicas);
  • Contacto directo com a natureza (Parque de Brincadeira inserido na Quinta Amarela; Horta Pedagógica).

Atividades letivas

As atividades letivas são dinamizadas com vista ao desenvolvimento das áreas de conteúdo definidas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Ministério da Educação, 2016):
 
› Área de formação pessoal e social
› Área de expressão e comunicação:
› Domínio da educação física
› Domínio da educação artística 
› Subdomínio das artes visuais
› Subdomínio do jogo simbólico/teatro
› Subdomínio da música e dança
› Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita
› Domínio da matemática
› Área de conhecimento do mundo
 
As atividades letivas contemplam:
 
  • Desenvolvimento de atividades em articulação com a Creche e a Residência Sénior proporcionando o contacto entre gerações;
  • Desenvolvimento de atividades ao ar livre (observação da Quinta Amarela, participação na Horta Pedagógica,…);
  • Hora do Conto;
  • Exploração de jogos do domínio da matemática;
  • Exploração de diferentes técnicas de artes visuais e construções tridimensionais;
  • Ciência Divertida – realização de experiências;
  • Culinária Divertida;
  • Exploração de instrumentos musicais convencionais e não convencionais;
  • Realização de teatros humanos, de sombras e de fantoches;
  • Aulas de educação física (periodicidade semanal);
  • Visitas periódicas à Casa da Música para assistir a espectáculos e participar em workshops;
  • Saídas para conhecer/visitar outros serviços próximos (CTT, Mercearias,…);
  • Outras visitas oportunas a programar (Sea Life Porto, Parque Biológico, Jardim Zoológico, Jardim Botânico,…);
  • Época balnear.

Atividades extra curriculares (facultativas)

Aulas de Natação – Solinca, Porto (periodicidade semanal)

Aulas de Inglês Precoce – Q.I.Eduka (periodicidade semanal)

Protocolos

Considerando a importância do desenvolvimento de um trabalho em colaboração, estabeleceram-se protocolos com os seguintes projetos/parceiros:

  • Ecopilhas – Projeto Pilhão Vai à Escola
  • Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto

Parcerias informais

Tendo como princípio a importância de conhecer a comunidade em redor, de expandir o trabalho pedagógico desenvolvido além do espaço físico do nosso estabelecimento de educação, de capacitar equipa, famílias e crianças, e ainda de incrementar uma responsabilidade social, desenvolvemos projetos períodicos com os seguintes parceiros:

  • Unidade de Cuidados na Comunidade da Boavista (Apoio da Equipa de Saúde Escolar)

Fotogaleria do Jardim de Infância

jardim de infância, infantário, educação, pré-escolar, porto

Scrool to top